image1 image2

ENCANTE SEUS CLIENTES|TENDÊNCIAS|FIDELIDADE|DICAS DE GESTÃO|MARKETING

Fidelidade para salões de beleza. Mitos e verdades.

À primeira vista, a questão dos planos de fidelidade parece simples de analisar. Eles funcionam e pronto. Se não fosse assim, grandes empresas, como supermercados e companhias aéreas não teriam seus planos. Certo? Bem... Nós achamos que existem ótimas oportunidades envolvendo planos de fidelidade. Mas para criar um para seu negócio, não basta copiar modelos que já existem em outros mercados.

Hoje, diversos estabelecimentos comerciais que frequentamos oferecem planos de fidelidade. E nós, muitas vezes, aderimos. Seu cliente fará o mesmo em seu salão.

Mas, o que o salão ganha com isso? O que ele ganha em troca ao oferecer esses benefícios?

Frequência: seu cliente virá mais vezes até você. Retenção: seu cliente terá preferência por seu salão por mais tempo. Mais gastos: seu cliente usará mais serviços e gastará mais.

Para funcionar, é fundamental entender o que o cliente gostaria de receber em troca. O que ele valoriza? Descontos? Ou serviços opcionais?

Se os clientes de seu salão valorizam a qualidade a tal ponto de não se preocuparem muito com o preço, talvez não faça muito sentido oferecer descontos, mas sim, um serviço extra, como uma massagem por exemplo. Oferecer um serviço que ele nunca experimentou antes poderá fazer com que se torne cliente deste novo serviço, ampliando a receita que o salão obtém deste cliente em particular. Por outro lado, oferecer um mero desconto para esse perfil de cliente pode significar uma redução desnecessária da receita.

Já clientes que são mais orientados a preço, vão ficar felizes em perceber que ganharam um vale-desconto para o próximo retorno.

A chave para o estabelecimento de um plano de fidelidade que gere mais receita para o salão, ao invés de simplesmente distribuir benefícios, é oferecer prêmios que o cliente valorize e que o farão retornar mais vezes ou consumir novos serviços.

Não se esqueça de divulgar seu plano de fidelidade no momento do check-out do cliente. De nada adianta um plano de fidelidade se você escondê-lo ou se tiver receio de oferecer as premiações.

Compartilhe

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário